domingo, 31 de maio de 2020

Eu pensava que sairia por aí

Quando você morresse, pensava que sairia por aí vagando. Imaginei ficar perdido no cemitério por horas, sem saber bem o que fazer. De repente, um espaço na vida havia surgido, aquele que você ocupava. Precisaria de tempo para assimilar esse novo todo. Era um espaço enorme. 

Via-me por horas perdido em frente ao seu túmulo. A chuva descendo, escondendo as lágrimas. Eu, calado. A família compreendendo o choque que eu sofrera. Isso, depois de anos de luta, com algo mais desgastante nos anos finais. 

Não foi nada assim. 

Pegou-nos de surpresa sua morte. Poupou-nos de todos esses preditos anos de sofrimento. Desgastei-me por míseros quatro dias no hospital em que sua alma se despedia. Esperava cerca de quinze anos, me vieram quatro dias. Apenas esse tempo para tentar justificar minhas ausências no seu cuidado. 

- É que meus filhos me queriam, mãe. Minha esposa precisava de mim. Meu trabalho urgia. 

Cada dia que voltava em sua casa, menos você estava lá - a doença cada vez mais presente - e menos havia o que eu pudesse fazer. 

Houve misericórdia de Deus. Finalmente, sinto o que é estar em dívida com a Graça. Nenhuma obra que eu faça cobrirá os anos de sofrimento que Ele poupou a nós. 

Logo após sua morte, viajei com a mulher e as crianças. A viagem foi ótima, mas nem parecia que você não estava mais por aqui. Parecia apenas uma semana qualquer que eu demorava para ligar. Às vezes minha irmã me ligava do celular da senhora e eu estranhava. "Mamãe, me ligando agora?!" Estranhava pelo horário e por ligar de tão longe. Apenas depois é que me apercebia. "Ah! Não pode ser ela. Não mais." 

Quando voltamos, uma pandemia estourou no mundo. As pessoas foram cada vez mais desaconselhadas a sair de casa. Estamos presos, cada um em seu local, já vão três meses. Essa crise me trouxe um pouco de consolo por você não estar aqui vivenciando ela. Sua morte seria mais triste e mais solitária. Foi e não foi olho para seu santinho e me vem um aperto no peito, logo passa. São os meninos, a esposa, o trabalho. 

Eu pensava que sairia por aí com tanto espaço que você deixou, mas a vida diminuiu sem você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário